A acne e a influência da alimentação balanceada na nossa pele

A acne afeta a autoestima de jovens e adultos. Muitas vezes as pessoas acreditam que é apenas um problema hormonal, mas pode estar ligada a outras causas, até mesmo com uma alimentação não balanceada. Este artigo traz dicas preciosíssimas para você que quer evitar acnes.

Autor Linea Alimentos

Data quarta-feira, setembro 18 de 2019

Compartilhe

 

A acne é uma doença específica das glândulas sebáceas (produtoras do sebo) e do folículo piloso que afeta a autoestima de jovens e adultos. Ocorre mais frequentemente no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Os folículos pilosos estão ligados as glândulas sebáceas, quando há um aumento na produção de sebo associado a maior concentração de células mortas nos folículos pilosos, favorece o desenvolvimento de bactérias, resultando em obstrução e inflamação. Pode ocorrer acúmulo de pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão. Portanto as lesões podem ser não inflamatórias (cravos) e/ou inflamatórias (espinhas, nódulos, cistos).

A maior causa é a produção dos hormônios sexuais, que começam na puberdade. Mas pode haver ainda causas secundárias como: problemas intestinais como prisão de ventre, suor excessivo, uso de anabolizantes, estresse emocional com alteração do hormônio cortisol ou alergias alimentares, estresse, hereditariedade e a alimentação para alguns casos.

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. Além de tratamentos dermatológicos a base de medicamentos, antibióticos e cremes de uso tópico e sabonetes, algumas medidas podem melhorar o aspecto da acne, como: lavar o rosto mais de uma vez ao dia, não cutucar espinhas e cravos, evite tocar a pele com as mãos sujas, evitar deixar a pele e os cabelos oleosos. A acne pode melhorar após a exposição ao sol, porém essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro.

A limpeza de pele pode ajudar o tratamento porque extrai cravos e drena os abscessos muitas vezes doloridos, mas deve ser indicado pelo dermatologista e executado por esteticista treinado.

A dieta pode ser uma aliada do tratamento também, a redução do consumo de açúcar e alimentos gordurosos ajudam na diminuição da produção de sebo e no controle da inflamação da pele, assim, diminui o processo da acne. Os cereais nas versões integrais são ótimas fontes de zinco, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diminuem a produção de sebo além de ter capacidade cicatrizante. As frutas e legumes alaranjados são fonte de vitamina A, devem ser estimulados, porque diminuem a produção de sebo pelas células sebáceas e diminui a hiperqueratinização do folículo, que ajuda no controle da acne. Alimentos fonte de vitamina D, como salmão e sardinha, são capazes de modular processos inflamatórios da pele e ajudar no tratamento da acne, por reduzir a produção de substâncias inflamatórias, como também as sementes de linhaça e chia. O gergelim contém lignanas, que auxiliam no controle da acne pelo fato desta substância inibir a ação de bactérias nas glândulas sebácea. Os grãos da soja possuem lecitina, que ajuda no metabolismo das gorduras e na saúde da pele, atuando na prevenção da acne. Para uma alimentação balanceada e saudável conte com os produtos da Linea, aproveite para visitar a nossa loja online.

O ideal é que a acne seja tratada o mais cedo possível, não deve ser ignorada e aceita como “própria da idade”, ela pode ser curada ou controlada, por isso a pessoa que tem acne deve procurar um dermatologista para realizar o tratamento, que pode ser longo, mas importante, não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psicológica, além de prevenir cicatrizes tão difíceis de corrigir na idade adulta.

EIC DO BRASIL IND. E COM DE ALIMENTOS S/A / CNPJ: 05.207.076/0002-97 / Endereço: Rua VPR 01 S/N – Módulo 03 e 04 – Quadra 02B, na cidade de Anápolis, GO / Atendimento: 0800 722 7546

Produto adicionado ao carrinho com sucesso!

Para descobrir seu CEP digite seu endereço abaixo

*Digite seu endereço sem número do logradouro e evitando abreviações (como Av. R.)

Espere um instante