A saúde da pele

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter a pele saudável.

Autor Linea Alimentos

Data sábado, novembro 30 de 2019

Compartilhe

A pele é o maior órgão do corpo. Ela é formada por 3 camadas: epiderme, derme e Hipoderme.

A epiderme é a camada mais externa, que vemos a olho nu, sua principal função é formar uma barreira protetora contra danos externos, defesa de microorganismos e perda de água.

A derme é a camada intermediária, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que entregam tonicidade e elasticidade à pele, onde se encontram os vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas responsáveis pelo suor e produção de sebo. Para que a pele se mantenha jovem, a estrutura da derme deve ser preservada, pois esta camada sustenta a epiderme, cuja irrigação sanguínea fornece os nutrientes importantes para o funcionamento normal da pele.

Hipoderme une a epiderme e a derme ao resto do corpo, é formada basicamente por células de gordura e tem como função a manutenção da temperatura do corpo e fornecimento de energia para funções biológicas.

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter a pele saudável. Um aspecto importante é a ingestão de líquidos, que contribui para a hidratação do organismo e evita a desidratação da pele. Além disso, alguns nutrientes, tais como vitamina C, vitamina E e carotenoides, presentes principalmente nos vegetais, atuam como antioxidantes, sequestrando os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. O β-caroteno, precursor da vitamina A, atua como um agente fotoprotetor, diminuindo as reações geradas pela exposição à radiação UV. Diversas frutas são ricas em vitamina C, como laranja, limão, kiwi, acerola e graviola. A vitamina C não só atua como antioxidante, como também é necessária para a produção de fibras de colágeno, contribuindo para a firmeza da pele e ajudando na cicatrização.

As berries são um grupo de frutas que inclui morango, framboesa, mirtilo, amora, goji berry, maqui berry, cranberry, entre outras. Estas são caracterizadas por apresentarem, além de vitamina C, um alto conteúdo de fitoquímicos, incluindo ácidos fenólicos, antocianinas e outros flavonoides com alto potencial antioxidante o seu consumo causam benefício para proteção da pele contra o envelhecimento.

A alimentação saudável não só auxilia a manter a integridade da pele, mas também melhora a função intestinal, que reflete muito na pele.

O envelhecimento da pele é influenciado por fatores internos, como nutrição e por fatores externos, como a exposição à luz ultravioleta, poluição e tabagismo. A pele envelhecida apresenta diminuição do colágeno e de fibras elásticas acarretando modificação do aspecto, textura e formação de rugas e linhas de expressão. A partir dos 30 anos, as fibras de colágeno e elastina não são produzidas como antes e se desorganizam, deixando a renovação celular irregular e fazendo com que a pele perca cada vez mais a hidratação. A queda natural na produção de hormônios traz ainda mais prejuízo, como a perda de densidade, firmeza e elasticidade.

O alto consumo de açúcar e alimentos com alta carga glicêmica, como pães e farinhas brancas, aumentam os radicais livres e também interferem na síntese do colágeno, estimulando o estresse oxidativo, flacidez e até envelhecimento precoce da pele.

Buscando a melhora da elasticidade e firmeza da pele, surgem muitos suplementos a base de colágeno. O termo “colágeno” se refere a uma família de 27 proteínas encontradas nos tecidos do corpo, como ossos, tendões e cartilagens. O colágeno em sua forma bruta pode ser melhorado levando à produção do colágeno hidrolisado, este depois de ingerido é degradado no trato digestivo, formando dipeptídeos, tripeptídeos e aminoácidos livres, que são absorvidos pelo intestino, chegam à corrente sanguínea que os leva até os tecidos que necessitem de reparo. Por isso o consumo de suplementos de colágeno e até alimentos com colágeno, como chocolates e shakes, tem aumentado, porque o colágeno é uma proteína importante para nosso organismo e sua degradação  e Com a avanço da tecnologia, a indústria hoje produz suplementos que contém os peptídeos específicos que serão absorvidos em determinadas regiões do nosso corpo, como: pele, articulação e músculo.

Existe um peptídeo bioativo de colágeno, chamado VERISOL®, que age especificamente na pele e causa redução na formação de rugas ao redor dos olhos,  estimula a  síntese de colágeno, elastina e fibrilina na pele, se consumido  na dose de 2,5g por dia.

Para prevenção do envelhecimento precoce e melhoria da saúde da pele, é importante a adoção de hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática regular de atividade física, sessão do tabagismo e o consumo de uma alimentação rica em vitaminas, minerais e compostos bioativos com atividade antioxidante, redução do consumo de açúcares e troca  dos alimentos refinados pelas versões integrais. Além dos benefícios estéticos, relevantes para uma boa autoestima, o estilo de vida saudável contribui para aumento da longevidade e melhora da qualidade de vida.

EIC DO BRASIL IND. E COM DE ALIMENTOS S/A / CNPJ: 05.207.076/0002-97 / Endereço: Rua VPR 01 S/N – Módulo 03 e 04 – Quadra 02B, na cidade de Anápolis, GO / Atendimento: 0800 722 7546

Produto adicionado ao carrinho com sucesso!

Para descobrir seu CEP digite seu endereço abaixo

*Digite seu endereço sem número do logradouro e evitando abreviações (como Av. R.)

Espere um instante