Câimbras: o que são e como evitá-las

As câimbras são caracterizadas por uma dor intensa, causada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, e podem acontecer a qualquer momento e são muito recorrentes a noite durante o sono.  Conheça o que causa as câimbras e como evitá-las.

Autor Linea Alimentos

Data segunda-feira, janeiro 20 de 2020

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As câimbras são caracterizadas por uma dor intensa, causada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, e podem acontecer a qualquer momento e são muito recorrentes a noite durante o sono.  Geralmente aparecem nos membros inferiores, são comuns durante a prática de exercícios físicos, e podem aparecer também em gestantes, em dias quentes ou dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.

Existem várias teorias que podem determinar a ocorrência de cãibra: como:

  • Baixa hidratação associada a aumento da temperatura: a elevação da temperatura corporal aumenta a perda de fluídos, gerando as contrações musculares;
  • Uso de alguns medicamentos como diuréticos, beta-bloqueadores, entre outros
  • Desequilíbrio hidroeletrolítico: perda excessiva de água e sais minerais (sódio, potássio e cálcio), através da transpiração, o que causa interferência na contração muscular;
  • Hipoglicemia (queda de açúcar no sangue)
  • Acúmulo de ácido láctico nos músculos em consequência de grande esforço físico
  • Redução do fluxo sanguíneo, geralmente nas pernas, causado por mudanças bruscas de temperatura, problemas vasculares, uso de roupas muito apertadas ou sentar muito horas na mesma posição, como de pernas cruzadas.
  • Álcool: A ingestão excessiva de bebida alcoólica pode causar desidratação

Para prevenção de cãibras:

  • Mantenha uma dieta alimentar balanceada em sais minerais;
  • Coma banana, uva, laranja ou suco de laranja para abastecer-se de potássio;
  • Consuma leite ou derivados, pelo menos 3 porções por dia (1 porção = 1 copo de leite ou 1 copo de iogurte);
  • Mantenha-se hidratado durante todo o dia, consuma 2 litros de água ou mais;
  • Capriche na hidratação se for se exercitar, principalmente se for ao ar livre em horários de maior calor – sempre beba água durante o treino, mas caso este exceda 1 hora, beba de 250 ml à 350 ml de água ou bebida esportiva, tipo isotônico.
  • Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
  • Atenção a hidratação com aumento da temperatura, diarreia ou sudorese excessiva
  • No momento da cãibra, alongar a musculatura imediatamente (movimento oposto ao da cãibra) coma algo e se hidrate.

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