O que comer no verão: alimentação ideal para os dias quentes
Na época mais quente do ano, você sabe como se refrescar e ainda ter uma alimentação saudável? Este artigo traz dicas preciosíssimas para você que quer aproveitar melhor o verão.


Manter uma alimentação equilibrada é o segredo para ter disposição e saúde para encarar a correria do dia a dia, principalmente no verão. O aumento da temperatura pode trazer alguns sinais típicos para o corpo, como tontura, cansaço, sonolência e má digestão. Investir em alimentos leves e nutritivos é fundamental para ajudar o corpo a se restabelecer.
Conheça quais são os melhores alimentos para consumir no verão:
Cardápio para o verão
Café da manhã
- Deixe os queijos amarelos de lado e invista em queijos brancos e opções mais cremosas como cottage ou patê caseiro de ricota com ervas ou azeitonas. O leite e iogurte integrais podem dar lugar aos desnatados
- Geleias sem açúcar são melhores opções do que a manteiga
- Coloque uma fonte de carboidrato integral, como pães, torradas ou cereais;
- E uma fruta ou suco de frutas.
Lanche da manhã
- Uma fruta ou iogurte desnatado
Almoço
- Metade do prato deve ser de saladas cruas e cozidas, que aumentam a sensação de saciedade e são fontes de fibras, vitaminas e minerais
- Escolha uma fonte de carboidrato: arroz, batata, macarrão, mandioca ou milho. Prefiras as versões integrais
- Associe uma fonte de proteína vegetal, como: ervilha, feijões, soja, grão de bico ou lentilha
- Escolha a fonte de proteína animal: carne, peixe, frango ou ovos, cortes magros de carne suína como lombo, também são boas opções. Evite usar óleo na preparação. Assados e grelhados são boas escolhas.
- Evite acompanhamentos gordurosos como batatas fritas, massas recheadas, bolinhos, legumes gratinados ou farofas.
Lanche da tarde
- Sanduíche de pão integral com peito de peru ou atum, ou queijo com geleia zero açúcar
- Cereal ou granola com leite desnatado e uma fruta
- Torrada integral com geleia sem açúcar e iogurte
Jantar
- Saladas e omeletes simples com legumes
- Sanduíches ou filés grelhados com salada
- Salada fria de macarrão integral com frango desfiado
- Shake de frutas e leite

Alimentação no verão
Alimentação no verão
Evite alimentos gordurosos, como embutidos, queijos amarelos e frituras, que retardam a digestão. Prefira preparações grelhadas, sanduíches frios com muitos vegetais e cereais integrais que proporcionam saciedade sem a sensação de estufamento.
Quanto às sobremesas, escolha picolés, sorbet de frutas (parecido com o geladinho, é um tipo de sorvete que não leva leite) e gelatinas. Sorvetes de massa costumam ser gordurosos e calóricos.
Para caprichar no bronzeado, consuma alimentos com betacaroteno e o licopeno, como: cenoura, abóbora, mamão, tomate, melancia e goiaba.
Com a transpiração, o corpo perde água e sais minerais através do suor. Por isso, a hidratação é tão importante com o aumento da temperatura. A sede é um sinal tardia e indica que o corpo está com baixo estoque de água para realizar suas funções. Não espere sentir sede para se hidratar.
Refrigerante e álcool não repõe o líquido que o corpo necessita. O refrigerante pelo excesso de açúcar e o álcool pelo excesso de calorias e efeito diurético. O efeito é inverso: para eliminar o álcool do corpo, o organismo precisa de ainda mais água. Para cada dose de destilado, tome dois copos de água. Para cada dose de bebida fermentada, tome um copo de água.
Com o suor, o corpo perde sais importantes, como potássio, cloro, magnésio e sódio. Caso o suor seja excessivo, somente água não será suficiente, então a hidratação deve ser feita com bebidas isotônicas (que repõem os eletrólitos perdidos), soro caseiro (colher de chá rasa de sal e colher de sopa de açúcar diluídos em um litro de água), ou água de coco, juntamente com frutas e alimentos que contenham estes sais.