O que é a intolerância a lactose?

Quer saber mais sobre a intolerância a lactose? Confira essa matéria que a nutricionista da Linea preparou!

Autor Linea Alimentos

Data quinta-feira, setembro 19 de 2019

Compartilhe

A intolerância

A intolerância à lactose não é uma doença, é uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos.

Intolerância à lactose se dá quando não somos capazes de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em pequena quantidade a lactase.

Como consequência, a lactose chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que produzem gases, causam grande retenção de água e consequentemente diarreia e cólica.

Como identificar?

Diante destes sintomas, a primeira orientação é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo tolera sem manifestar sintomas. Uma alternativa é o uso de cápsulas ou sachês contendo a enzima antes do consumo de leite e seus derivados, ou alimentos zero lactose que já contém a enzima em sua composição.

As causas podem ser diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e principalmente na velhice, decorrente de uma menor ingestão de alimentos fonte de lactose ou  o aparecimento de  doenças, como: diarreias, síndrome do intestino irritável, estress, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença.

Alergia x Intolerância

A alergia é uma reação às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações respiratórias (tosse por exemplo), intestinais ou dermatológicas

A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor consumo de leite e derivados.

 

EIC DO BRASIL IND. E COM DE ALIMENTOS S/A / CNPJ: 05.207.076/0002-97 / Endereço: Rua VPR 01 S/N – Módulo 03 e 04 – Quadra 02B, na cidade de Anápolis, GO / Atendimento: 0800 722 7546

Produto adicionado ao carrinho com sucesso!

Para descobrir seu CEP digite seu endereço abaixo

*Digite seu endereço sem número do logradouro e evitando abreviações (como Av. R.)

Espere um instante