O que é a intolerância a lactose?
Quer saber mais sobre a intolerância a lactose? Confira essa matéria que a nutricionista da Linea preparou!


A intolerância
A intolerância à lactose não é uma doença, é uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos.
Intolerância à lactose se dá quando não somos capazes de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em pequena quantidade a lactase.
Como consequência, a lactose chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que produzem gases, causam grande retenção de água e consequentemente diarreia e cólica.
Como identificar?
Diante destes sintomas, a primeira orientação é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo tolera sem manifestar sintomas. Uma alternativa é o uso de cápsulas ou sachês contendo a enzima antes do consumo de leite e seus derivados, ou alimentos zero lactose que já contém a enzima em sua composição.
As causas podem ser diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e principalmente na velhice, decorrente de uma menor ingestão de alimentos fonte de lactose ou o aparecimento de doenças, como: diarreias, síndrome do intestino irritável, estress, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, por exemplo. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença.
Alergia x Intolerância
A alergia é uma reação às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações respiratórias (tosse por exemplo), intestinais ou dermatológicas
A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor consumo de leite e derivados.