O que é o MINDFUL EATING e como inserir a técnica na sua rotina

Autor Geraldo

Data terça-feira, maio 19 de 2020

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Escolher um local agradável para refeição e comer com atenção são fundamentais para uma vida mais saudável

Assim que sentimos fome, nosso primeiro pensamento é “o que vou comer?”.

Comer é natural e está quase sempre em encontro aos hábitos culturais, familiares e adquiridos ao longo da vida, o que envolve instintos e sentimentos. Deveria ser sempre um momento agradável e saudável, mas em meio à rotina que estamos, pode se tornar uma atividade automática, sem cuidado, que gera culpa e condenação.

A técnica de Mindful Eating vem exatamente nos auxiliar a resignificar o ato de comer, e nada mais é do que, comer consciente. É a oportunidade de conectar-se com a consciência do momento presente, pausar, verificar e avaliar. Segundo a Dra. Jan Chozen Bays, pediatra e especialista em meditação, comer consciente ou com atenção plena “nos imerge nas cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo nos sons do ato de comer e beber. Aqueles que comem com atenção plena são, portanto, não julgadores, e estão atentos ao sabor, textura e ao próprio processo de comer” (1).

Segundo o The Center of Mindful Eating, os princípios de comer com atenção plena são:

  • Permitir a si mesmo a tornar-se consciente das oportunidades positivas e carinhosas que estão disponíveis através da seleção e preparação dos alimentos, respeitando a sua própria sabedoria interior.
  • Usar todos os seus sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante para você e nutritivo para o seu corpo.
  • Reconhecer respostas aos alimentos (gostos, desgostos ou neutro) sem julgamento.
  • Se tornar consciente da fome e saciedade físicas para guiar suas decisões para começar e parar de comer (2).

É possível começar a praticar o Mindful Eating sozinho, com pequenas mudanças, autocuidado e gentileza ao comer. Antes de comer, é importante analisar se a sua fome é física ou emocional. Seu estomago está fazendo barulhos ou você está chateado pelo e-mail que acabou de ler? Você tem fome de algo específico ou apenas quer mastigar?

Depois dessa análise, escolha seu alimento e com as dicas abaixo, mergulhe na experiência:

– Evite distrações: celular, televisão e conversas;
– Respire fundo e lentamente;
– Escolha um local agradável, sente e mantenha a postura correta, confortável e observe sua respiração e posição na cadeira;
– Observe as cores dos alimentos no seu prato;
– Observe e sinta as texturas e aromas;
– Pouse os talheres entre uma garfada e outra;
– Mastigue devagar, perceba o gosto dos alimentos e as sensações que provocam em você.

Tente repetir esse delicioso ritual sempre que possível. Aos poucos deixará de ser um ato mecânico e fará parte do seu hábito. A alimentação consciente envolve atrair a atenção da mente para as sensações de comer. É uma meditação e uma aventura, e não um teste. Tenha paciência, fique atento ao momento e terá a oportunidade de reconhecer e celebrar o ato de comer. Um mundo fascinante pode se abrir diante de você!

Referências

(1. Bays JC (2009). Mindful eating – a guide to discovering a healthy and joyful relationship with food. Boston &London: Shambala.)

(2. http://mindfuleatingbrasil.com.br/index.php/principiosmindfuleating/)

Texto por Bettina Reichenbach. CRN3: 21847

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Instituto de Nutrição e Metabolismo (IMeN). Cursos de extensão em Nutrição Esportiva, Mindful Eating e Nutrição e Comportamento Alimentar.

EIC DO BRASIL IND. E COM DE ALIMENTOS S/A / CNPJ: 05.207.076/0002-97 / Endereço: Rua VPR 01 S/N – Módulo 03 e 04 – Quadra 02B, na cidade de Anápolis, GO / Atendimento: 0800 722 7546

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