Por que você não deve sair de casa sem o café da manhã

Autor Linea Alimentos

Data terça-feira, maio 14 de 2019

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Ter o hábito de tomar café da manhã diariamente faz muita diferença na vida de todos, principalmente na das crianças. Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 1.269 crianças chinesas de 6 anos.
Eles atestaram que aquelas que tomavam café da manhã todos os dias tiveram melhores resultados em testes de Q.I. (4,6 pontos a mais em relação às que só comiam às vezes), independentemente do sexo, local de moradia e nível de escolaridade dos países. “A infância é um período crítico durante o qual hábitos de dieta e qualidade de vida são ensinados às crianças, e esses hábitos podem ter implicações relevantes de imediato e a longo prazo”, afirmou em nota a coordenadora do estudo, Jianghong Liu.
Outro dado importante é que pular o café da manhã aumenta o risco de sobrepeso, porque o jejum prolongado aumenta a chance de exagerar na refeição seguinte, ocasionando o consumo de mais calorias e gorduras.

Quando acordamos estamos com as reservas de nutrientes reduzidas, principalmente no cérebro, porque passamos horas dormindo e sem nos alimentar. O café da manhã é o primeiro combustível. A sua falta pode causar hipoglicemia, devido à baixa presença de glicose no sangue, indisposição, tontura, náusea e até desmaios, além da alteração de humor e dificuldade para se concentrar. Por isso, as refeições da manhã devem ser à base de alimentos fonte de carboidratos, como pães, sucos e frutas.
Outro inconveniente do jejum prolongado é o mau hálito e a desidratação.

Ficar muitas horas sem se alimentar exige que nosso organismo retire energia da gordura armazenada. O processo de quebra de gordura para gerar energia libera uma substância chamada cetona, que é eliminada através da saliva, pele e urina, por isso acordamos com mau hálito e urina mais escura.

Portanto, evite ficar muitas horas sem comer, sobretudo as pessoas que tenham predisposição a gastrite e refluxo.

Sem fome de manhã
De manhã, podemos dizer que não estamos com vontade de comer, mas dificilmente estamos sem fome, a não ser que o jantar tenha sido excessivo.

Evite o excesso
Comer muito à noite, por exemplo, reduz a fome na hora do café da manhã, sem contar com mal-estar para dormir e até a possibilidade de refluxo. Deixe a preguiça de lado, acorde um pouco antes e faça uma refeição saudável. Seja criativo!

Reúna a família
A refeição em família também reforça o bom hábito. Sente a mesa com sua família, se não for todos os dias, pelo menos aos finais de semana.

Organize a rotina
Não será tão difícil acordar mais cedo se não formos dormir tão tarde. Tenha disciplina para dormir, pois terá disciplina para acordar. Tente tomar café da manhã em casa. Nas padarias e lanchonetes, podemos ser seduzidos por alimentos muito mais calóricos, considere esta opção apenas para alguns dias, como aos domingos.
Deixar a mesa do café arrumada na noite seguinte pode facilitar.

O que comer?
Um bom café da manhã precisa ter alimentos ricos em proteínas e cálcio (laticínios), carboidratos (pães, torradas, bolos simples, tapioca), vitaminas e fibras (frutas, sucos de frutas e cereais integrais). Veja os grupos de alimentos mais importantes para esta refeição de acordo com a pirâmide alimentar:

Escolha um alimento de cada grupo, por exemplo:
– PÃO + QUEIJOS + SUCO
– CAFÉ COM LEITE + PÃO + FRUTA
– CEREAL + LEITE + FRUTA
– BOLO COM GELEIA + LEITE COM CAFÉ
– IOGURTE + FRUTA+ BARRA DE CEREAL
– TORRADA + GELEIA + IOGURTE
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