Saúde Mental: Você sabe se cuidar?

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Ela é muito mais do que isso, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Autor Linea Alimentos

Data segunda-feira, janeiro 13 de 2020

Compartilhe

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

TER SAÚDE MENTAL É…
– Estar bem consigo mesmo e com os outros;
– Aceitar as exigências da vida;
– Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
– Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;
E se inicia mais um ano… Janeiro costuma ser um mês de promessas, definição de novas metas e questionamentos e reflexões sobre o ano que passou… E também é o mês que, desde 2014, ocorre a campanha “Janeiro Branco” #janeirobranco, que tem como objetivo alertar sobre a importância de cuidar da saúde Mental.
“Todo ser humano precisa aprender a cuidar da sua Saúde Mental e da Saúde Mental das pessoas com quem convive e com quem se relaciona no dia-a-dia”.
Alguns dos objetivos do janeiro Branco
– Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
– Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
– Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
Por que não aproveitar esse início de ano para refletir sobre o que realmente importa? Será que estamos cuidando de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor como gostaríamos? Estamos realizando atividades que contribuem para a nossa saúde mental?
Coisas simples como realizar atividades físicas regulares, alimentação balanceada, contato social significativo, ter uma atividade tipo lazer/hobby, espiritualidade, dormir bem, meditação e manejo do stress podem ajudar muito a ter uma boa saúde mental!

Texto por Daniel Martinez

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – CRM-SP 134818
Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Psiquiatria – RQE 40369
International Fellow pela American Psychiatric Association
MBA Executivo em Administração – Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – (FGV)
Idealizador do Projeto Médicos na Cozinha
Contato: www.danielmartinez.com.br

EIC DO BRASIL IND. E COM DE ALIMENTOS S/A / CNPJ: 05.207.076/0002-97 / Endereço: Rua VPR 01 S/N – Módulo 03 e 04 – Quadra 02B, na cidade de Anápolis, GO / Atendimento: 0800 722 7546

Produto adicionado ao carrinho com sucesso!

Para descobrir seu CEP digite seu endereço abaixo

*Digite seu endereço sem número do logradouro e evitando abreviações (como Av. R.)

Espere um instante